sábado, 16 de julho de 2011

Devaneando....

Sobre dietas, perda de peso e fórmulas milagrosas.

Não sou nutricionista, nem endocrinologista mas posso falar por experiência própria. Formula milagrosa para emagrecer NÃO EXISTE! Essas dietas loucas que existem por aí, que prometem secar não sei quantos quilos em 10 dias é pura mentira. Na verdade nem tanta mentira, porque realmente funcionam, mas depois você recupera todo o peso que perdeu, isso quando você não recupera até o que você não perdeu. Além de engordar tudo de novo ainda acabamos com a nossa saúde.
Para emagrecer a formula é simples e todos nós sabemos de cor: alimentação saudável + atividade física. Não tem jeito, temos que ter uma vida saudável e evitar tudo aquilo que já estamos careca de saber que faz mal a saúde. E antes que você diga: falar é fácil, fazer é difícil, já digo que não é fácil. Há um tempo eu resolvi ter uma vida mais saudável e perder peso. Procurei uma alimentação saudável, o que não foi fácil pra mim, pois como muita pouca variedade de verduras, frutas então são quase inexistentes para mim. Tive que inserir mais verduras, legumes e frutas na minha alimentação, não foi fácil e ainda estou longe de uma dieta perfeita, mas já melhorei muito. E a segunda coisa foi começar uma atividade física. Juntando esses dois fatores eu consegui perder bastante peso, mas ainda quero perder mais alguns quilinhos. Perder e não achar nunca mais. Aqui vão algumas dicas minhas, baseada na minha própria experiência:
  • Estabeleça uma meta. Se você quer perder muito peso, estabeleça pequenas metas para não desanimar. Por exemplo, se você quer perder 20 quilos, estabeleça uma meta de 5 quilos. Perdido os cinco primeiros, você terá outra meta de mais 5 quilos para eliminar, e por aí vai até chegar num total de 20 quilos eliminados.
  • Não encare como uma dieta. Pense que você está procurando por uma vida mais saudável. E antes de se entregar as tentações pense no seu objetivo. È difícil, muito difícil. Mas tente resistir. Uma coisa que me facilitou foi levar de casa os meus lanches do dia.
  • Eu tirei um dia na semana para cair em tentação. Geralmente é o sábado ou o domingo. E para minha surpresa, eu estou comendo menos, muito menos do que comeria antes. O nosso organismo desacostuma com os alimentos doces e gordurosos, então um pouquinho que você come já te satisfaz.
  • Consultar uma nutricionista sempre ajuda.
  • Descubra porque você come muito. No meu caso é por ansiedade, e não por fome. Passo muito vontade de comer, mas não fome. Minha solução foi manter a minha mente ocupada, o blog me ajuda muito nisso.
  • Faça uma atividade física. Descubra o que você gosta e vá a luta. Eu por exemplo acho musculação a coisa mais entediante do mundo. Então procurei outras atividades, já fiz natação, dança de salão e agora estou no Muai Tai. E estou pensando em entrar na aula de dança novamente.
  • Não se deixe abater pelo cansaço do dia dia. Chegue em casa, mude de roupa e saia para se exercitar, porque se você parar para pensar você fica com preguiça e não vai.
  • Não pule refeições e coma pequenas quantidades a cada 3 horas.

É difícil. Muito difícil resistir as tentações do dia, mas lembre sempre do seu objetivo, e que você não está de dieta, você está procurando uma vida saudável. O emagrecimento é consequência.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário