terça-feira, 1 de novembro de 2011

Dieta ou uma vida saudável? Qual é a sua?


Dieta, esse nome tem um peso incrível sobre quem quer emagrecer. Parece que a partir do momento em que decidimos fazer uma dieta a vontade de comer tudo que é imoral, ilegal ou engorda aumenta 1 bilhão de vezes. Dias atrás conversando com um amigo, ele me perguntou se estou fazendo dieta, pois estava bem mais magra e respondi: não faço dieta, apenas optei por uma vida mais saudável. E isso tem feito uma diferença enorme na minha vida. Não é demagogia, metáfora ou algo do tipo mas é verdade. Tenho um histórico familiar de pressão alta e diabetes, e devido a um pequeno susto há um anos atrás resolvi fazer algo pela minha saúde. Afinal de contas, além do histórico familiar preencho todos os pré requisitos: excesso de peso, sedentarismo e péssima alimentação. Então resolvi: vou fazer dieta. E como isso é difícil. Minha vontade de comer e a preguiça aumentava tornando tudo mais difícil do que já é. Depois de muito decidir e desistir no meio do caminho resolvi mudar minha forma de pensar: não estou de dieta, estou procurando melhorar meu modo de vida. Parece bobagem mas isso tornou as coisas um pouco mais fáceis. Afinal de contas passar a fazer uma atividade física regularmente e mudar os hábitos alimentares é pra lá de difícil. Estabeleci uma meta para minha vida o que também me ajudou muito. Já ouviu aquela frase: se você não sabe aonde quer chegar qualquer caminho serve? É mais ou menos isso. Se você não tem uma meta a atingir você desanima e desiste. O fato foi que estabelecer minha meta e pensar que estou em busca de uma vida mais saudável me ajuda e muito a resistir as tentações diárias. Sempre que penso no meu objetivo e na minha saúde. Durante a semana fujo de tudo que não pode e aos finais de semana me permito alguns pecados da gula. Isso quer dizer que não sinto vontade de comer o que engorda? De forma nenhuma. Continuo com vontade e muita vontade, mas penso no meu objetivo, na minha escolha, e o “dizer não” não se torna tão difícil, porque ele não é uma proibição, mas uma opção minha. Quanto a atividade física faço Muay Thai, Boxe e caminhada. Como sou sedentária por natureza procurei uma atividade que eu gostasse e um horário que eu chego do trabalho mudo de roupa e saio para academia. Porque se eu parar para pensar eu não vou. E não tenho vergonha de dizer isso. Tudo isso por causa da minha escolha de ter uma vida mais saudável. E está dando certo. Uma simples mudança no modo de encarar a minha “dieta” está fazendo toda a diferença e estou conseguindo atingir meus objetivos. Ainda não cheguei no objetivo final, sei que ainda falta muito, mas sei que desse jeito com certeza chegarei lá!
PS: não sou médica humana (só veterinária), nutricionista, professora de educação física ou alguma profissional relacionada ao assunto, apenas compartilho um pouco da experiência pessoal.

Beatriz Fraga

Nenhum comentário:

Postar um comentário